A Cheiradora de Livros

porque o olfato afina a visão

Livros: Ocupado? Dicas para ler mais

Gente, esse último mês que passou eu fiquei muito desapontada comigo mesma por não ter atingido minhas metas e tirei disso algumas conclusões que já deviam ser óbvias:

  1. Não fazer metas definindo os títulos a serem lidos no mês. A escolha do livro é duplamente pessoal: depende do seu gosto e também do seu momento. Forçar um livro que esteja fora do seu mood só vai fazer você se arrastar nele, ou pior, abandoná-lo (ainda que seja um superlivro).
  2. Escolher livros curtos em períodos de estresse/correria. Bom, acredito que esse era bem óbvio mesmo. Me surpreendi com a minha tancice. Não adianta selecionar dez livros monstros e superpesados, vamos com calma, isso é hobby acima de tudo.

Pensando sobre formas de Ler sem tempo fui pesquisar sobre pequenas coisas que podemos fazer para que possamos aumentar os prazeres da leitura, então, se você não tem um vira tempo, como a Hermione, veja as dicas a seguir!

 yes harry potter hermione granger lessons time travel GIF
“Você quer dizer que nós voltamos no tempo?”

 

DICAS PARA LER MAIS

  1. Não insista na coisa. É costume meu pegar um novo livro e ler até a página 50. Se ele não me cativar até essa página, eu deixo de lado. Tem muitas coisas boas por aí pra ficar perdendo tempo com coisas que não gosto. Paciência.
  2. Dê preferência aos menores. Às vezes o estresse e a correria são tantos que estamos impacientes. Ver que tem um livro gigante te esperando no final do dia pode te desestimular. Principalmente se você ainda não começou. Deixe os grandes para momentos mais calmos.
  3. Carregue seu livro. Se não for aquela preciosidade que tem que ficar intocada sem marcas de dedo, coloque-o na bolsa e carregue-o, assim poderá ler quando surgir a oportunidade, o que nos leva a:
  4. Leia nos seus intervalos. Sabe aquela hora do almoço (ou do café da manhã)? Não leia durante ela. Não, sério, sugiro que não leia enquanto come, porque vai interferir na percepção do seu organismo sobre a comida, que não vai te saciar o quanto deveria. Porém, nada te impede de comer um pouquinho mais rápido (não tanto!) e pegar uns vinte minutinhos pra dar uma lida naquele capítulo maravilhoso. Ou ler no ônibus, metrô ou no carro (EXCETO SE FOR O MOTORISTA! Só pra avisar).
  5. Leia no BANHEIROPor que não? Todo mundo adora ler no banheiro, vai. Tenho uma amiga que tem um monte de coisas pra ler no banheiro dela e acho o máximo.
  6. Faça um bolo. Cozinhe, lave roupa. Qualquer dessas atividades em que você espera pra atingir o objetivo, te proporciona um tempinho pra matar. Use-o pra ler, ué.
  7. Faça seu ritual. Gente, isso é ótimo pra criar hábito. À noite, quando você estiver mais relaxado, invente seu ritual. Tome seu banho, coloque aquela colônia que você adora, coma uma ceia e sente-se para ler. Faça todos os dias. Por que não?
  8. DESLIGUE A TV. Isso mesmo, você ouviu leu. Desligue isso. Faz 9 anos que não assisto TV e tô deboas. Li muito mais, assisti muito mais filmes, conheci o amor da minha vida e fui inserida no mundo dos quadrinhos. Virei cantora lírica e agora tenho um blog. Tudo com o tempo da TV.
  9. E por último, um troço pessoal aqui: DESLIQUE SEU COMPUTADORGente, a coisa impressiona. Toda vez que vou ler com meu notebook ligado eu demoooro… ainda que eu nem olhe pra tela. É só desligar que minha cabeça parece que se concentra 5x mais e eu vivo pra aquilo, vira uma leitura plena. Funciona comigo, testa aí.
  10. E O MAIS IMPORTANTE: Leia sobre temas que VOCÊ gosta!! Não adianta nada pegar sugestão de livro com seu amigo ou querer ler algo pra agradar alguém, não dá certo. Você vai desestimular rápido e vai ficar mastigando aquela obra que não tem sal nenhum. Indo pelos temas que tem afinidade é tiro e queda que a leitura será bem mais rápida e prazerosa!
  11. BÔNUS: ARRANJE ALGUÉM PARA COMPETIR. Isso mesmo. Na época em que eu competia com meu namorado (que dizia não competir, mas sei que competia) pra ver quem lia mais páginas, foi o período que mais li na vida, e ele, que ganhou de mim (¬¬”) leu muito mais. É divertido, sim, quando não gera chutes e pontapés (não sei nada sobre isso) e te mantém estimulado, além de fortalecer a ligação com a pessoa, não é?

Espero que vocês tenham curtido as dicas! Beijinhos, tchau!

HULU tv nbc hulu scrubs GIF

3 respostas para “Livros: Ocupado? Dicas para ler mais”.

  1. O negócio de carregar o livro é eu e minha mãe, carregando livro por aí sem ler uma página haha. Meu plano era ler HQs (na minha cabeça seria mais fácil de ler, mais rápido), mas quando a pessoa tem a atenção e concentração de um morcego louco de LSD até HQ fica difícil 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de A Cheiradora de Livros
      A Cheiradora de Livros

      Xiii, Dudinha, acho que aí o negócio é arranjar um lugar mais sossegado pra ler, então! Acho que o ritualzinho ia funcionar mais, em casa mesmo, hein? Beijinhos ;*

      Curtir

  2. Teve uma vez que eu postei no meu blog uma “meta de leitura” (se eu não me engano era uma lista com 7 livros), quem disse que eu li pelo menos um livro da lista? kkk, não faço mais isso.
    Muitas vezes quero ler um livro e vejo que ele é bem gigante e não to com muita paciência, acabo escolhendo livros menores.
    Gostei muito do post! Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário