A Cheiradora de Livros

porque o olfato afina a visão

[Resenha] Hal, de Umi Ayase

notass

Oi, pessoas!

Depois de ter lido One-Punch Man e me apaixonado [resenha aqui] ♥, entrei de novo na vibe dos mangás e outro dia, ao dar aquela “paradinha básica” na banca, deparei com um one shot que comprei, obviamente, pela capa (e pelo marcador de livros que vem junto). Sendo sincera, não curto muito shoujo, mas a sinopse até que me interessou, então dei a chance.

Ano: 2017 / Páginas: 184 – Idioma: português – Editora: Panini

Bom, o mangá é da Panini e veio sem ilustrações coloridas e sem orelhas, coisa que já estava acostumada nas edições. No entanto, veio um lindo marcador de páginas, que já entrou pra coleção. Eis a capa, que achei um charme:

Resultado de imagem para hal umi ayase

borda2

Em um futuro não muito distante, pessoas convivem em harmonia com robôs humanóides. A jovem Kurumi passou a se isolar após perder o namorado em um acidente de avião e seu avô recorre ao uso de um robô para ajudá-la. E eis que Q-01 toma a forma de Hal e começa a interagir com a garota para que ela volte ao normal… Esta é a história de dois amantes que se preocupavam muito um com o outro…

bordas1

A história

Neste mangá temos dois personagens principais: Hal e Kurumi. Hal é um garoto com um passado difícil que em determinado momento conhece Kurumi, que é generosa e bondosa, e acaba se apaixonando por ela. Os dois se tornam namorados e têm planos de viverem juntos, porém um dia ocorre um acidente de avião e tudo muda.

O robô

Os adultos ao redor se preocupam com o estado de espírito do amante que sobreviveu e pedem ao andróide para que ajude, já que é uma nova modalidade de cura nessa época. Eu achei SUPERESTRANHO porque perdi minha avó recentemente e não sei se um androide dela por aí ia me ajudar em alguma coisa, não. Como esperado, a reação de Kurumi foi enxotar o robô Hal a toda hora, dizendo-lhe que ele não era real… mas o robozinho é persistente já que esta é sua única missão na vida, agora que é humano, e continua lá, cuidando e alimentando a menina, que não come direito e nem sai de casa faz tempo.

Memórias

Um elemento persistente desse mangá é o cubo mágico. Ele aparece a todo momento indicando quais os desejos que Kurumi tinha em relação a Hal, geralmente ações que ela planejava executar junto com ele. Hal vai encontrando esses cubos e tentando realizar os desejos dela, a fim de que ela fique mais feliz. Enquanto isso vamos entendendo mais sobre os dois, que as coisas não eram tão bonitas assim e que o passado sombrio de Hal e a bondade genuína de Kurumi não combinavam muito bem. Eles brigavam muito e não se entendiam.

Plot Twist

Gostei muito do plot twist desa história e sim, quase derramei algumas lágrimas (tá bom, uma só). Foi bem tocante ver como o amigo de Hal teve um papel superimportante na história, assim como o avô da menina. Entendi, também, o funcionamento do “sistema” de cura do futuro e achei uma sacada que “wow, sim, poderia dar certo”.

bordas1

Minha-opinião

Acredito que essa seja uma história bem delicada que nos faz refletir sobre as tragédias que levam de nós pessoas que amamos. Embora eu tenha gostado muito desse mangá, sei que muita gente não vai gostar, pois ele realmente não oferece muitas surpresas, a beleza dele é mesmo a delicadeza com que a história é contada. Os personagens não têm mesmo muita profundidade e os protagonistas são bem delimitados. Gosto de ser levada pelos símbolos e ser tocada por um traço de “nem tudo é perfeito”, que me faz imaginar e refletir sobre os acontecimentos, por isso, indico para quem gosta de histórias delicadas e lentas, e que não acha tão ruim assim uma leitura meio “2D”.

OBS: Muitas pessoas reclamaram que a “sinopse está completamente errada”. Acredito que algumas obras tenham sinopses que “enganam” um pouco. Essa é um deles. Mas acho que é uma jogada para não estragar a história, portanto, entendo quando fazem isso, e acho mesmo que essa parte tem que dar ao leitor a visão de quem começa a ler a obra e não de quem já sabe o final, certo?

bordas1

O Filme

Resultado de imagem para hal umi ayase

No mangá encontrei a informação de que tem um filme sobre essa história, e que na verdade o mangá foi baseado no filme! Não sabia, não tinha assistido a esse filme e nem visto ele em nenhum lugar por aí… mas assim que puder vou assisti-lo para ver se a adaptação ficou boa. Fica a dica para quem não curte ler mangás! A história é boa e vale a pena ver!

Beijinhos!

bordas1

 

Deixe um comentário